Desde os
primórdios da humanidade, narrativas já foram contadas de diversas maneiras
possíveis e através da colaboração entre as pessoas. A capacidade de narrar é
inerente ao ser humano. Porém, não há como negar que, com a invenção da
internet e das novas tecnologias, o processo se intensificou e atingiu grandes
proporções. A internet acelerou um processo de aproximação de leitores e
escritores, proporcionou uma troca de conhecimento mútuo. A internet e as novas
tecnologias também geraram ferramentas que simplificaram a produção de conteúdo
pelo usuário e compartilhamento do mesmo. Nesse contexto, apresentamos aqui um
dos primeiros hipercontos feitos no Brasil de autoria de Marcelo Spalding que é
professor e Doutor em Literatura. O título do Hiperconto é “Um Estudo em
Vermelho”. Nesse conto uma mulher é sequestrada, o leitor conversa, então, com
um detetive sobre o desaparecimento dessa mulher. Conforme vamos lendo temos
algumas opções para clicar e, dessa forma, vamos fazendo alterações no
desenrolar da história. Assim, cada leitor pode encontrar um final diferente.
Para os educadores é bastante produtivo trabalhar com hipercontos na sala de
aula. Os alunos gostam muito, então, é possível trabalhar com leitura e
informática de forma integrada. A Leitura tem papel ímpar na formação do aluno
e o domínio das ferramentas tecnológicas é cada vez mais necessário em nossa
sociedade. Dessa forma, recomendamos o acesso a esse hiperconto e o trabalho com
o mesmo em sala de aula. No próprio site
do hiperconto o autor compartilha algumas possibilidades de trabalho em sala de
aula. Seja você o próximo a descobrir quem sequestrou a mulher de vermelho!!
Abaixo segue o link: http://www.hiperconto.com.br/estudoemvermelho/
____
por João Pedro
por João Pedro
0 comentários:
Postar um comentário