O boardmaker é um software que permite a criação de inúmeros recursos de comunicação alternativa e atividades educacionais acessíveis, como cartões e pranchas de comunicação. Este programa transforma o computador em uma poderosa ferramenta de educação e comunicação por meio da fala.
O software permite a criação de atividades educacionais de acordo com o interesse do currículo e com recursos de acessibilidade personalizados.
É possível encontrar mais de 350 modelos de pranchas que permitem criar, com muita facilidade, novas atividades educacionais para serem utilizadas pelos alunos no computador. O acesso poderá ser realizado através de teclado, mouse e acionador com sistema de varredura.
A finalidade básica do boardmaker é a de criar pranchas de comunicação para que o aluno, que possua algum tipo de N.E* relacionada à fala, possa interagir com o mundo ao seu redor.
A confecção das pranchas é realizada na Sala de Recursos, também conhecida com AEE (todas as escolas do município possuem Sala de Recursos), por profissionais da área. O material é entregue pelos professores, com antecedência, na sala de recursos e as professoras do AEE* confeccionam as pranchas com o conteúdo que vai ser estudado no dia. E dessa forma o aluno incluso pode acompanhar a aula normalmente.
Se um aluno com a fala comprometida estiver com sede, ele pode clicar em um ícone que irá emitir uma fala: estou com sede. E se esse mesmo aluno estiver com alguma dúvida referente ao conteúdo, ele pode clicar em um ícone que corresponda ao comando sonoro “não entendi”, “tenho dúvidas” ou algo semelhante.
Claro que esse é apenas um exemplo, pois existem vários comandos que fazem com que o computador verbalize o que o aluno quer.
Conheça mais a respeito desse software acessando o link abaixo. http://www.clik.com.br/ca/
____
Por Andrei Silveira
Por Andrei Silveira
0 comentários:
Postar um comentário