Apresentação de slides - Pixton passo a passo |
Processo de criação |
Petianos dão suporte aos ouvintes do oficina |
Atenção na ferramenta |
Fotografia: Eduardo Souza - flickr.com/photos/dadoinc/
Apresentação de slides - Pixton passo a passo |
Processo de criação |
Petianos dão suporte aos ouvintes do oficina |
Atenção na ferramenta |
O PET Letras Com.Texto Digital irá participar, nos dias 28 e 29 de maio de 2012, do 2º Fórum sobre Educação e Cultura Digital. Os “petianos”, sob orientação da tutora Profª Elenice Andersen, irão ministrar o minicurso “História em Quadrinhos online”, além de apresentarem seus projetos de pesquisas na modalidade Comunicação Oral.
O evento contará também com:
Palestras de diversos profissionais, tratando de temas como a Inclusão Digital e a relação entre Educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Também farão parte da programação minicursos e Comunicações Orais, espaço onde os acadêmicos, educadores e demais interessados poderão apresentar trabalhos e pesquisas relacionados à inclusão escolar através das novas tecnologias da informação.
As palestras de abertura e encerramento serão no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza e os minicursos e comunicações orais no Campus Central da Urcamp.
Já estão abertas as inscrições para ouvintes e também para apresentação de trabalhos na modalidade "Comunicação Oral".
Para mais informações, acesse: http://www.bage.rs.gov.br/forum.php
Fonte: Bagé.rs.gov
Este projeto situa-se nas áreas de Ciências Cognitivas e Linguística Textual. O enfoque é analisar as representações mentais construídas por alunos da Educação Básica e Ensino Médio no processo de compreensão de produções audiovisuais, a partir de retextualizações desses alunos. Dessa forma, propomos e discutimos a hipótese de que a retextualização, de vídeos para forma de narrativas escritas, é uma estratégia profícua para observar as representações mentais dos alunos na compreensão de vídeos. “O vídeo proporciona experiências sensórias e cognitivas, parte do concreto, do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos. Mexe com o corpo, com a pele, nos toca e "tocamos" os outros”. Assim, o propósito final do projeto é investigar os modelos mentais construídos pelos alunos a partir dessas experiências, discutindo, ao mesmo tempo, o potencial da retextualização como estratégia de investigação das representações mentais para pesquisas em ciências cognitivas.
Pesquisador: João Pedro Rodrigues Santos
O presente trabalho faz parte das investigações do Programa de Educação Tutorial/ PET da Universidade Federal do Pampa, e diz respeito ao uso de softwares livres no desenvolvimento de habilidades de escrita. O referente sub-projeto encontra seu foco na avaliação do software de edição de vídeos Kdenlive para a produção de ‘vlogs’, com o intuito de trabalhar os três tipos de discursos da narrativa: direto, indireto e indireto livre. Estamos diante de uma nova cultura, onde as tecnologias da informação e comunicação estão transformando a nossa maneira de nos comunicar, relacionar, pensar, agir, aprender e ensinar. Tais transformações sociais necessitam encontrar coerência no contexto de sala de aula, onde ainda há casos de atraso e resistência em relação à tecnologia. O vlog/videoblog vem ganhando espaço entre os jovens, sendo pertinente uma análise de sua inserção em sala de aula, bem como dos recursos disponíveis para produzi-lo. Trata-se de uma página na internet cujos conteúdos são em formato de vídeos. Suas temáticas são de naturezas diversas. O vlog é tipicamente digital, não existe em outras mídias. Sua difusão no Brasil, assim como a de outros recursos digitais, aponta para a necessidade de se pensar em métodos que façam com que essas tecnologias se transformem em mediadoras do ensino-aprendizagem.
Pesquisadora: Alana Espinosa
Este projeto de pesquisa em desenvolvimento vincula-se ao Programa de Educação Tutorial financiado pelo MEC e tem como objeto de estudo as mídias emergentes em comunicação digital. Pretende-se fazer um estudo do estilo e da estrutura do gênero textual charge animada através dos estudos teóricos backtinianos. Nesta pesquisa são análisados aspectos cognitivos que fazem com que o leitor compreenda a Charge animada, ou seja, como o mesmo compreende este gênero textual. As tecnologias de informação e comunicação vêm sendo discutidas e apoiadas pelos PCNs na prática da compreensão leitora e tem por objetivo formar alunos capazes de posicionarem-se de forma crítica em diferentes conjunturas. Com a charge animada a compreensão textual se tornou mais interativa.
Nela os personagens ganharam novos efeitos: voz, som, luz, cor e animação facilitando a compreensão textual. Neste projeto serão analisadas duas charges animadas que serão assistidas por alunos de 8º ano do ensino fundamental. Após, os alunos irão formular uma paráfrase expondo o que compreenderam das charges assistidas. Assim, analisaremos quais elementos foram mais observados pelos alunos: verbais
ou não verbais.
Pesquisador PET: Douglas Moraes Machado