Oficina de História em Quadrinhos online

No último dia 28, foi ministrado pelos universitários Maicon Fernandes e Alana Nunes, coordenado pela Profª Drª Elenice Andersen, um minicurso de história em quadrinhos online. Essa minicurso [aberto para o grande público] ocorreu no primeiro dia do 2º Fórum Digital de Bage/RS e atendeu cerca de 50 interessados, incluindo docentes e técnicos-administrativos. Contou com a presença dos demais petianos para auxiliar no manuseio do software e esclarecer dúvidas individualmente. A intenção desta atividade é sugerir uma maneira didática de lidar com as novas ferramentas de criação online e auxiliar na utlização das mesmas. Nesse caso, o minicurso foi sobre a ferramenta de criação de HQs "pixton.com", na qual se pode criar livremente histórias em quadrinhos sobre qualquer tema. Trata-se de uma ferramenta simples e dedutiva e que merece ser trabalhada no Ensino Básico. Vale destacar que muitos representantes de escolas locais se interessaram em levar nosso trabalho, nosso minicurso para a comunidade discente das escolas públicas a fim de enriquecer o currículo dos alunos do ensino fundamental e médio.


Apresentação de slides - Pixton passo a passo


 Processo de criação

Petianos dão suporte aos ouvintes do oficina
 
Atenção na ferramenta

 Fotografia: Eduardo Souza - flickr.com/photos/dadoinc/

Leia Mais...

1º Encontro de grupos PET - Unipampa

       

 
Nos últimos dias 18, 19 e 20 de Maio na cidade de São Gabriel, o Com.Texto Digital (PET Letras) participou do 1º PampaPET sob organização e iniciativa do PET Biologia, contando com a presença de todos os grupos PET da Unipampa. Nessa reunião, os integrantes do Programa se reuniram para atividades integrativas, tal como apresentações dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por cada grupo. A principal intenção do encontro foi a integração multicampi de cada grupo PET que no total compõem 10 linhas de pesquisa disciplinarmente distintas. Este evento se mostrou de extrema importância para o esclarecimento dos principais objetivos do Programa cuja funcionalidade é formar acadêmicos com autonomia de autênticos pesquisadores. Durante os três dias do encontro muito se foi falado sobre o direito do aluno e do tutor petiano, dessa forma, foi redigido um documento de pautas com reivindicações dos mesmos – documento, este que será levado para o próximo Enapet (Encontro Nacional dos grupos PET) em São Luís - MA.  Neste primeiro Pampapet também pudemos contar com a ilustre presença da veterana tutora Nilce Nazareno (PET Farmácia – UFPR) que ministrou uma palestra esclarecedora sobre a identidade do petiano. Graças a uma bela iniciativa, agora podemos contar com um PampaPET mais cosolidado e unificado, que se realizará anualmente em um campi eleito pelo comunidade petiana da Unipampa. Sendo assim, de acordo com a decisão em assembleia geral, o próximo encontro dos grupos PET da unipampa será em realizado em Jaguarão no ano de 2013. Nos vemos lá!

Leia Mais...

2º Fórum Sobre Educação Digital: Buscando a Inclusão Digital Através da Escola

segundo-forum-sobre-educacao-digital

O PET Letras Com.Texto Digital irá participar, nos dias 28 e 29 de maio de 2012, do 2º Fórum sobre Educação e Cultura Digital. Os “petianos”, sob orientação da tutora Profª Elenice Andersen, irão ministrar o minicurso “História em Quadrinhos online”, além de apresentarem seus projetos de pesquisas na modalidade Comunicação Oral.

O evento contará também com:

Palestras de diversos profissionais, tratando de temas como a Inclusão Digital e a relação entre Educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Também farão parte da programação minicursos e Comunicações Orais, espaço onde os acadêmicos, educadores e demais interessados poderão apresentar trabalhos e pesquisas relacionados à inclusão escolar através das novas tecnologias da informação.

As palestras de abertura e encerramento serão no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza e os minicursos e comunicações orais no Campus Central da Urcamp.

Já estão abertas as inscrições para ouvintes e também para apresentação de trabalhos na modalidade "Comunicação Oral".
Para mais informações, acesse:
http://www.bage.rs.gov.br/forum.php

Fonte: Bagé.rs.gov

Leia Mais...

Mentes, vídeos e (Re)Textos

Este projeto situa-se nas áreas de Ciências Cognitivas e Linguística Textual. O enfoque é analisar as representações mentais construídas por alunos da Educação Básica e Ensino Médio no processo de compreensão de produções audiovisuais, a partir de retextualizações desses alunos. Dessa forma, propomos e discutimos a hipótese de que a retextualização, de vídeos para forma de narrativas escritas, é uma estratégia profícua para observar as representações mentais dos alunos na compreensão de vídeos. “O vídeo proporciona experiências sensórias e cognitivas, parte do concreto, do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos. Mexe com o corpo, com a pele, nos toca e "tocamos" os outros”. Assim, o propósito final do projeto é investigar os modelos mentais construídos pelos alunos a partir dessas experiências, discutindo, ao mesmo tempo, o potencial da retextualização como estratégia de investigação das representações mentais para pesquisas em ciências cognitivas. 

Pesquisador: João Pedro Rodrigues Santos

Leia Mais...

Vlogando em sala de aula: a inserção de novas mídias digitais nas aulas de Português

O presente trabalho faz parte das investigações do Programa de Educação Tutorial/ PET da Universidade Federal do Pampa, e diz respeito ao uso de softwares livres no desenvolvimento de habilidades de escrita. O referente sub-projeto encontra seu foco na avaliação do software de edição de vídeos Kdenlive para a produção de ‘vlogs’, com o intuito de trabalhar os três tipos de discursos da narrativa: direto, indireto e indireto livre. Estamos diante de uma nova cultura, onde as tecnologias da informação e comunicação estão transformando a nossa maneira de nos comunicar, relacionar, pensar, agir, aprender e ensinar. Tais transformações sociais necessitam encontrar coerência no contexto de sala de aula, onde ainda há casos de atraso e resistência em relação à tecnologia. O vlog/videoblog vem ganhando espaço entre os jovens, sendo pertinente uma análise de sua inserção em sala de aula, bem como dos recursos disponíveis para produzi-lo. Trata-se de uma página na internet cujos conteúdos são em formato de vídeos. Suas temáticas são de naturezas diversas. O vlog é tipicamente digital, não existe em outras mídias. Sua difusão no Brasil, assim como a de outros recursos digitais, aponta para a necessidade de se pensar em métodos que façam com que essas tecnologias se transformem em mediadoras do ensino-aprendizagem.

Pesquisadora: Alana Espinosa

Leia Mais...

Aspectos cognitivos na compreensão da charge animada

Este projeto de pesquisa em desenvolvimento vincula-se ao Programa de Educação Tutorial financiado pelo MEC e tem como objeto de estudo  as mídias emergentes em comunicação digital. Pretende-se fazer um estudo do estilo e da estrutura do gênero textual charge animada através dos estudos teóricos backtinianos. Nesta pesquisa são análisados aspectos cognitivos que fazem com que o leitor compreenda a Charge animada, ou seja, como o mesmo compreende este gênero textual.  As tecnologias de informação e comunicação  vêm sendo discutidas e apoiadas pelos PCNs na prática da compreensão leitora e tem por objetivo formar  alunos capazes de  posicionarem-se de forma crítica em diferentes conjunturas. Com a charge animada a compreensão textual se tornou mais interativa.

Nela os personagens ganharam novos efeitos: voz, som, luz, cor e animação facilitando a compreensão textual. Neste projeto serão analisadas duas charges animadas que serão assistidas por alunos de 8º ano do ensino fundamental. Após, os alunos irão formular uma paráfrase expondo o que compreenderam das charges assistidas. Assim, analisaremos quais elementos foram mais observados pelos alunos: verbais

ou não verbais.

Pesquisador PET: Douglas Moraes Machado

Leia Mais...
 
Copyright (c) 2012 Com.Texto Deigital by Bloggermint