Vlogando em sala de aula: a inserção de novas mídias digitais nas aulas de Português

  • By:Com.Texto Digital-
  • Marcadores: , , , , , ,
  • O presente trabalho faz parte das investigações do Programa de Educação Tutorial/ PET da Universidade Federal do Pampa, e diz respeito ao uso de softwares livres no desenvolvimento de habilidades de escrita. O referente sub-projeto encontra seu foco na avaliação do software de edição de vídeos Kdenlive para a produção de ‘vlogs’, com o intuito de trabalhar os três tipos de discursos da narrativa: direto, indireto e indireto livre. Estamos diante de uma nova cultura, onde as tecnologias da informação e comunicação estão transformando a nossa maneira de nos comunicar, relacionar, pensar, agir, aprender e ensinar. Tais transformações sociais necessitam encontrar coerência no contexto de sala de aula, onde ainda há casos de atraso e resistência em relação à tecnologia. O vlog/videoblog vem ganhando espaço entre os jovens, sendo pertinente uma análise de sua inserção em sala de aula, bem como dos recursos disponíveis para produzi-lo. Trata-se de uma página na internet cujos conteúdos são em formato de vídeos. Suas temáticas são de naturezas diversas. O vlog é tipicamente digital, não existe em outras mídias. Sua difusão no Brasil, assim como a de outros recursos digitais, aponta para a necessidade de se pensar em métodos que façam com que essas tecnologias se transformem em mediadoras do ensino-aprendizagem.

    Pesquisadora: Alana Espinosa

    0 comentários:

    Postar um comentário

     
    Copyright (c) 2012 Com.Texto Deigital by Bloggermint