Este projeto de pesquisa em desenvolvimento vincula-se ao Programa de Educação Tutorial financiado pelo MEC e tem como objeto de estudo as mídias emergentes em comunicação digital. Pretende-se fazer um estudo do estilo e da estrutura do gênero textual charge animada através dos estudos teóricos backtinianos. Nesta pesquisa são análisados aspectos cognitivos que fazem com que o leitor compreenda a Charge animada, ou seja, como o mesmo compreende este gênero textual. As tecnologias de informação e comunicação vêm sendo discutidas e apoiadas pelos PCNs na prática da compreensão leitora e tem por objetivo formar alunos capazes de posicionarem-se de forma crítica em diferentes conjunturas. Com a charge animada a compreensão textual se tornou mais interativa.
Nela os personagens ganharam novos efeitos: voz, som, luz, cor e animação facilitando a compreensão textual. Neste projeto serão analisadas duas charges animadas que serão assistidas por alunos de 8º ano do ensino fundamental. Após, os alunos irão formular uma paráfrase expondo o que compreenderam das charges assistidas. Assim, analisaremos quais elementos foram mais observados pelos alunos: verbais
ou não verbais.
Pesquisador PET: Douglas Moraes Machado
0 comentários:
Postar um comentário